Menu

Blog

5 passos para aumentar o engajamento dos colaboradores

Voltar para os posts

Como já falamos aqui no blog, ter funcionários motivados é um elemento fundamental para o aumento da produtividade da sua equipe. As empresas que mais crescem hoje em dia são aquelas que possuem um time comprometido, que almeja alcançar os objetivos da empresa, e por isso é importante estar sempre buscando estratégias para estimular os colaboradores a trabalhar empenhados, atingindo um alto nível de eficiência.

Esse fator traz uma grande diferença nos resultados da empresa. Profissionais motivados são mais engajados e desempenham seu maior potencial. Mas, muitas vezes não sabemos o caminho que devemos seguir para aumentar o engajamento do colaborador e fazê-lo exercer sua atividade com mais empenho. Quer saber os passos certos? Então continue com a gente, porque é sobre isso que falaremos no artigo de hoje. 

O que é um colaborador engajado?

A motivação no trabalho faz as pessoas serem mais produtivas, trabalharem com paixão e realizarem melhor suas tarefas, o que consequentemente beneficia a empresa, pois aumenta o potencial de resultados e lucros. Vale ressaltar que ter um colaborador engajado vai um pouco além do conceito de motivação, mas o que é engajamento?

O engajamento é a relação de uma pessoa ou mais com uma causa, é a interação e participação com a empresa e o cliente. Um colaborador engajado é aquele que “veste a camisa”, acredita no propósito da empresa, se identifica com os valores e realiza suas atividades com prazer, buscando sempre o crescimento da organização.

interna_01.png

Os conceitos de motivação e engajamento, apesar de serem diferentes, estão muito ligados. O engajamento é uma consequência da motivação do colaborador, é gerando motivação em seus colaboradores que você alcança o engajamento deles. Por isso é tão importante estimular essa motivação. Funcionários engajados são otimistas, empenhados e colaborativos, trazem diversos benefícios para a sua empresa. Quanto mais engajado um funcionário for, maior será seu comprometimento com o sucesso da empresa e a sua vontade de gerar resultados significativos. 

Quais são os passos para aumentar o engajamento dos colaboradores?

Quando a empresa aumenta o engajamento dos seus colaboradores, ela aumenta sua produtividade e gera resultados melhores e mais efetivos. Funcionários engajados e comprometidos, conseguem fazer mais em menos tempo, focar nas demandas e evitar falhas. Além disso, trazem melhorias para o ambiente de trabalho, contagiam positivamente os colegas e provocam a união da equipe. Isso faz com que todos sintam-se estimulados a bater metas e alcançar objetivos. É preciso um bom desenvolvimento de equipe para ter bons resultados, e pensando nisso listamos os passos necessários para aumentar o engajamento dos seus colaboradores. Confira!

interna_02.png

  • Seja um líder inspirador:

Segundo, André Pino, coordenador de marketing aqui da Lumis, é importante que os líderes da organização busquem conhecer cada colaborador, entender suas necessidades e escutá-los genuinamente. Essa atitude de empatia é essencial para motivar seus funcionários e mostrar que os interesses deles estão sendo compreendidos e considerados. Assim, os colaboradores enxergam o líder como alguém inspirador e confiante, alguém que se importa com o bem estar dos seus funcionários e com isso, se sentem mais confortáveis em seu ambiente de trabalho. Líderes inspiradores são fundamentais para aumentar o engajamento do colaborador. 

  • Tenha um propósito definido e disseminado:

Para os colaboradores efetivamente “vestirem a camisa” é necessário que eles estejam de acordo com o propósito da empresa. André também pontuou que esse propósito deve estar bem definido e disseminado para seus funcionários, para que todos tenham conhecimento e possam adotá-lo. Quando os objetivos da empresa são transparentes, os funcionários conseguem se identificar e trabalhar para alcançar o que a empresa deseja. Essa transparência de informação, que deixa claro o porquê de a empresa existir, são fatores importantes para motivar seus colaboradores, pois eles acreditam estar contribuindo para algo significativo. É necessário informar seus profissionais para motivá-los.

  • Crie um ambiente colaborativo:

É importante ter um espaço no qual os funcionários possam falar, sugerir e discutir ideias, um espaço no qual eles tenham voz e possam trocar experiências entre si. A falta de cooperação entre os profissionais pode atrapalhar o crescimento da empresa, então é necessário estimular essa troca de informação e fazer com que eles se sintam ouvidos, assim, você cria um ambiente colaborativo e amigável, ideal para sua organização. A dica que nosso coordenador de marketing deixa para vocês é criar um canal de intranet, que ofereça uma comunicação horizontal, na qual a comunicação é de todos para todos e não exclui ninguém.

  • Reconheça o trabalho de seus colaboradores:

É importante que o colaborador saiba que seu trabalho está fazendo a diferença e que seus esforços são reconhecidos. Esteja sempre incentivando e celebrando as conquistas de seus colaboradores, para que eles sintam que fazem parte da empresa. Sendo assim, é dever dos gestores mostrar que as funções de seus profissionais são importantes e geram resultados significativos para a organização. Oferecer recompensas quando seus colaboradores alcançam um maior desempenho gera grande motivação e incentiva o aprimoramento de sua performance.

  • Proporcione capacitação e crescimento

Estimule seus funcionários a progredir profissionalmente. A empresa deve explorar todo o potencial do seu colaborador, desenvolver suas competências e oferecer novos projetos no qual ele possa trabalhar e adquirir novos conhecimentos. Ofereça oportunidades de desenvolvimento e crescimento para seus colaboradores, invista em cursos e treinamentos que sejam interessantes para eles. Capacitar e proporcionar crescimento é garantir que seu time esteja sempre buscando inovação e melhorias para a sua empresa. 

Como podemos perceber, se a sua equipe não tiver um ótimo desempenho, a produtividade da organização não será tão boa e a empresa estará longe de atingir os resultados desejados. É de extrema importância que seus funcionários estejam desempenhando o melhor de si e trabalhando em equipe, de acordo com os valores e objetivos da empresa. Também é muito importante que o ambiente de trabalho seja confortável e colaborativo. 

E como vimos, o colaborador engajado é a chave para alcançar o desempenho máximo e assim, garantir grandes resultados. Então, aumentar o engajamento deve ser a prioridade de qualquer empresa. É fundamental que ações de engajamento sejam colocadas em prática para ter profissionais trabalhando com entusiasmo. Sabemos que pode ser um caminho difícil, mas seguindo os cinco passos listados acima é possível motivar ainda mais seus funcionários e por consequência, aumentar o engajamento deles.