Menu

Blog

Treinamentos corporativos: Como ações de CI podem ajudá-los

Voltar para os posts

Já comentamos aqui no blog, que a geração y vem mudando a forma de se trabalhar. Sabemos que hoje em dia, uma organização não pode se preocupar apenas com a remuneração do funcionário como estratégia para sua retenção. Atualmente, os colaboradores almejam por mais qualidade de vida e desenvolvimento profissional. É neste sentido, que investir na capacitação de seus empregados é uma boa solução, não só para a retenção de grandes talentos, como também para as ambições de sua empresa. 

Porém, apesar dos profissionais almejarem pelo seu desenvolvimento, muitas vezes engajar os colaboradores a participar de treinamentos internos e capacitações não é tarefa fácil. É nesse ponto, que a comunicação interna pode se tornar uma aliada. Mas você sabe como ações de CI podem ajudar a melhor o desempenho de seus treinamentos? Não? Então continue com a gente, pois é isso que falaremos no artigo de hoje!

A importância da capacitação

Antes de saber como a CI pode ajudar a melhorar seus treinamentos, é essencial entender o valor de capacitar os seus colaboradores. Muitos gestores e empresários, já entendem que investir no desenvolvimento e capacitação dos funcionários é uma prática cada vez mais importante. Sabemos que atualmente, recrutar e reter grandes talentos, que se adequem às suas necessidades e possuem as competências buscadas pela instituição, é um dos grandes desafios das equipes de rh. Portanto, investir no treinamento e aperfeiçoamento de habilidades dos profissionais pode ser uma alternativa para lidar com essa dificuldade. 

É através do investimento no desenvolvimento de profissionais, que as empresas podem potencializar o desempenho de cada funcionário. Promovendo assim um progresso, não só dos indivíduos, quanto da própria organização. O que afeta diretamente a produtividade e qualidade dos serviços da instituição. Por isso, investir na capacitação dos funcionários é sem dúvida uma estratégia que traz diversos benefícios, diretos e indiretos, para instituição. Abaixo, listamos as principais vantagens que o investimento em treinamentos internos traz para sua corporação. Confira!

  • Retenção de talentos;
  • Aumento da produtividade;
  • Motivação da equipe;
  • Vantagem competitiva.

Como vimos, o investimento na capacitação de seus colaboradores é uma solução que trará ganhos para sua empresa. Porém, muitas vezes o gasto por si só pode ser em vão, caso seus funcionários não aproveitem a oportunidade de se desenvolver. Por isso, para que seu investimento traga os resultados esperados é importante que os profissionais estejam realmente comprometidos e engajados com o treinamento. É neste sentido, que a comunicação interna cumpre um papel fundamental para garantir que os indivíduos estejam envolvidos com essas iniciativas. 

É através de ações de CI que você poderá aumentar a relevância de seus treinamentos. Portanto, ao se pensar em uma capacitação para os colaboradores é essencial planejar a maneira de transmitir, divulgar e apresentar a qualificação aos funcionários. Dessa maneira, alguns pontos são fundamentais para anunciar um treinamento. Os objetivos, benefícios, o motivo para realizar a capacitação, são exemplos de argumentos que indicam o propósito e o resultado que o treinamento trará para a equipe e para a empresa. Melhorando assim a motivação, a participação e o engajamento dos profissionais com a ação oferecida pela organização. Além desses argumentos algumas estratégias podem ser utilizadas para expandir o envolvimento de seu time. Abaixo, listamos algumas dicas de como utilizar a CI para aumentar o envolvimento de seus colaboradores com as qualificações oferecidas pela instituição.

  • Invista na divulgação:
    Para que o seu treinamento tenha o sucesso esperado é fundamental que todos os envolvidos tenham conhecimento sobre a ação. Por isso, investir na divulgação é um dos principais pontos a serem analisados quando se pensa em oferecer uma capacitação.
     
  • Utilize canais de comunicação interna:
    Uma das maneiras mais eficazes para divulgar seus treinamentos é utilizando os canais de comunicação de sua empresa. Através deles, você poderá apresentar aos seus funcionários todas as informações, de forma detalhada sobre a capacitação. Além disso, ao utilizar canais como intranets, você pode ainda transformar o conteúdo em um material de consulta que poderá ser utilizado posteriormente. 
     
  • Envolva as lideranças:
    Um modo de melhorar o engajamento de seus treinamentos é fazer com que os líderes de sua empresa participem do processo de divulgação e até mesmo da própria capacitação. Por isso, é fundamental passar todas as informações para os gestores e fazer com que eles sejam um apoiador do projeto. Além disso, quando um funcionário sabe que o seu gestor direto vai participar de uma qualificação ele acaba se convencendo que sua presença também é importante. Portanto, utilizar o prestígio de um líder é peça chave para aumentar o envolvimento de seus colaboradores. 
     
  • Valorize o pós-treinamento:
    Outra dica importante para que as capacitações oferecidas pela organização sejam bem recebidas pela equipe é pensando no pós-treinamento. Para garantir que seus colaboradores realmente se envolvam e aprovam a ação, ofereça um espaço para que os profissionais possam dar sugestões, comentar o que acharam e até mesmo dizer o que absorveram com aquela experiência. Dessa forma, eles sentirão que empresa realmente está interessada em seu desenvolvimento.

E aí gostou das dicas? Esperamos que ajudem a aumentar ainda mais o engajamento de seus funcionários com os treinamentos oferecidos pela sua empresa. Como vimos investir na capacitação de seus colaboradores é uma estratégia que trará diversos ganhos para a instituição. E que através de passos simples utilizando a comunicação interna, você conseguirá melhorar ainda mais os resultados buscados. Deixe seu comentário e conte para gente, suas experiências com treinamentos internos.