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Quem deve ser responsável pela comunicação interna?

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Já falamos aqui no blog sobre a importância da comunicação interna nas empresas. Ter colaboradores bem informados é fundamental para garantir que todos estejam alinhados quanto aos processos, diretrizes e objetivos estratégicos da companhia. Apesar da evidente importância para a empresa, não existe uma definição clara quanto à responsabilidade da comunicação interna.

Observamos com muita frequência, principalmente em pequenas empresas, a comunicação interna sob responsabilidade das áreas de marketing. Isso acontece porque normalmente essas áreas já contam com profissionais de comunicação. Dessa forma, aproveita-se a expertise desses profissionais e da área de marketing como um todo para estabelecer um canal de comunicação com os funcionários sem a necessidade de contratar pessoas específicas para essa função. Essa definição traz vantagens bem claras para as pequenas empresas, que dificilmente contam com grandes orçamentos para a comunicação interna. Porém, por outro lado, sem a colaboração da área de recursos humanos, corre-se um sério risco da comunicação interna ficar restrita a conteúdos informativos e deixar de contribuir para questões como motivação e gestão de pessoas. Nesse sentido, é fundamental que as áreas de comunicação e RH atuem de forma colaborativa, unindo suas expertises de forma a garantir o alinhamento e a motivação do corpo funcional.

Em médias e grandes empresas, onde os departamentos de recursos humanos contam com orçamentos maiores (muitas vezes com verbas especificamente destinadas à comunicação interna), o mais comum é que a área de RH conte com profissionais alocados exclusivamente para alimentar os canais de comunicação interna e pensar novas formas de tornar esse canais mais eficientes.

Um ponto em comum entre pequenas, médias e grandes empresas é que, independente do responsável, a participação de todo o corpo funcional na comunicação interna é fundamental. É preciso que a comunicação interna aconteça de forma multidirecional, com espaços onde os funcionários possam contribuir com opiniões e sugestões, visando tornar os canais de comunicação fontes de conhecimento, interação e fomento à colaboração.

Deixe um comentário e conte pra gente como é a comunicação interna na sua empresa!