Menu

Blog

Qual a importância do feedback para as organizações?

Voltar para os posts

Como já falamos aqui no blog, temas como motivação e produtividade são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer organização. E, em relação a isso, a falta de feedback pode ser um dos grandes motivos pela queda desses elementos dentro da empresa. A cultura de feedback constante pode ser um grande aliado no sentido de manter os colaboradores motivados e produtivos. Ao longo desse artigo falaremos mais sobre a importância e os benefícios da cultura de feedback para sua companhia.

O que é feedback?

O conceito de feedback pode ser entendido como resposta ou reação a alguma atitude. O termo, de origem inglesa, significa realimentar ou dar a resposta a determinada solicitação ou ocorrência. Em um ambiente organizacional, o feedback pode ser compreendido como uma reação a um acontecimento, seria o retorno para alguma ação. Nesse sentido, o feedback é um elemento utilizado, principalmente pelas equipes de Recursos Humanos, para alinhar objetivos e expectativas, desenvolver colaboradores e manter a produtividade e a motivação na empresa.

O feedback pode ser positivo, construtivo, negativo ou corretivo. É uma ação que revela os pontos assertivos e/ou carentes de melhoria das tarefas realizadas pelos colaboradores. Profissionais que recebem feedbacks constantemente são mais comprometidos com os desafios da corporação, uma vez que são reconhecidos pelos seus acertos e estão cientes de onde precisam melhorar.

Uma das grandes dificuldades encontradas pelas empresas na adoção da cultura de feedback, é a maneira de transmiti-lo. Saber como dar feedback é realmente uma arte, geralmente é o momento mais tenso na relação entre líderes e colaboradores. Por isso, separamos algumas dicas que podem facilitar na hora de alinhar expectativas, metas, planos de melhoria e trazer os melhores resultados, tanto para a organização quanto para o desenvolvimento do profissional.

  • Prepare-se para a reunião;
  • Seja objetivo e construtivo;
  • Comece pelos pontos fortes;
  • Esteja disposto também a ouvir;
  • Tente quebrar a seriedade;
  • Seja sincero e leal;
  • Trace planos com seu colaborador.

Os benefícios do feedback

Através do feedback, seus funcionários estarão sempre alinhados com os objetivos da empresa e cientes do que deve ser feito para melhorar seu desempenho, gerando um ciclo constante de melhoria e  um aumento na produtividade de toda equipe. Além disso, colaboradores que recebem constantes feedbacks se mantém motivados, pois sentem que a corporação está atenta e valoriza seu trabalho e seu desenvolvimento profissional. Como já abordamos aqui no blog, o reconhecimento e valorização da equipe afetam diretamente a retenção de talentos, um dos grande desafio das companhias atualmente. Por isso, estimular uma cultura organizacional que favoreça o feedback é uma peça fundamental e um fator que pode ser um diferencial estratégico para seu negócio.

Além dos benefícios para a empresa, a cultura de feedback é também um excelente estímulo para os colaboradores buscarem crescimento pessoal e profissional. Colaboradores que recebem feedback sentem-se mais estimulados a buscar evolução constantemente, o que agrega muito valor em sua carreira. Receber feedback, tanto positivo como negativo, faz com que o funcionário enxergue quais são seus pontos fortes e quais precisam ser explorados. Isso facilita sua compreensão sobre o que é necessário ser melhor estudado e aprimorado para atender as expectativas da corporação e do próprio profissional. O que traz um grande crescimento para o trabalhador.

Abaixo destacamos alguns benefícios que a cultura do feedback pode trazer para a sua empresa, confira:

  • Motivação:

    Funcionários que recebem retorno sobre suas atividades, tendem a se manter sempre motivados, pois entendem que a empresa valoriza suas realizações e que estão sempre em busca do seu crescimento como profissional.

  • Produtividade:

    Dar feedbacks para os colaboradores é uma excelente forma de aumentar a produção da equipe. Estar em constante contato com os funcionários é fundamental para alinhar as expectativas, corrigir possíveis problemas, e traçar novas metas para o profissional, o que faz com sua produtividade esteja sempre em alta.

  • Retenção de talentos:

    O feedback pode ajudar a empresa a reter funcionários, especialmente quando o feedback é dado de maneira a incentivar o desenvolvimento de novas habilidades e competências, e a integração do colaborador com o negócio. Como já falamos aqui no blog, os profissionais atualmente buscam sempre atuar em empresas que valorize seu crescimento e o fato de a organização estimular isso é um grande diferencial.

  • Identificação e correção de problemas:

    Com o feedback constante, você conseguirá entender a causa de possíveis problemas que ocorrem no dia a dia da organização, e conseguirá corrigi-los para aumentar a produtividade de sua empresa.
     

Aqui na Lumis, por exemplo, são realizadas regularmente avaliações de desempenhos com os colaboradores, a fim de apresentar ao profissional como tem sido seu desempenho, quais são as expectativas da organização, quais os pontos que precisam ser melhorados, valorizar o trabalho que vem sendo feito pelo funcionário e alinhar novas metas. Além disso, os gestores das equipes têm a liberdade de estarem sempre em contato com os membros de seu time passando sua percepção de como tem sido o desenvolvimento de seu trabalho, com intuito de estar sempre checando possíveis problemas ou dificuldades, e aprimorando a qualidade do serviço ofertado pela empresa. Os gestores, por sua vez, também são avaliados constantemente pelas equipes, que podem expor suas opiniões de forma anônima. Dessa forma, a empresa sabe sempre o que seus colaboradores esperam dela e o que pode estar gerando desconforto ou insatisfação.

E na sua empresa? Como tem sido a troca de feedback com os colaboradores. Conte para gente nos comentários!