Menu

Blog

Os impactos da transformação digital na comunicação interna

Voltar para os posts

Não se fala de outra coisa! O fenômeno da Transformação Digital tomou conta da cabeça dos empresários e aqueles que não derem a devida importância às mudanças na forma como as pessoas consomem produtos e serviços fatalmente perderão espaço no mercado. Mais do que a criação de negócios digitais ou modelos disruptivos, a transformação digital toca no íntimo das organizações. Para se manterem competitivas, as empresas precisam não só repensar seus modelos de negócios, como também precisam olhar para dentro de si, de forma a melhorar seus processos internos e, consequentemente, seus resultados de negócios. No centro disso tudo está a Comunicação Interna.

O papel da comunicação interna segue o mesmo: manter os colaboradores bem informados e alinhados aos objetivos estratégicos da empresa, bem como promover a integração e o engajamento da equipe. O que muda com o fenômeno da transformação digital é a forma como a comunicação interna deve ser conduzida. Foi-se o tempo em que a comunicação interna era tratada de forma vertical e hierarquizada. Os colaboradores de hoje não se contentam mais em ser apenas informados, eles querem fazer parte das decisões, querem se sentir responsáveis pelas mudanças e pelos resultados da empresa. Para isso, é fundamental que a comunicação interna assuma o papel de conectar as pessoas, de forma a promover o diálogo e a fluidez dos processos.

Guia completo de Comunicação Interna

Todos esses desafios podem parecer meio assustadores num primeiro momento. Porém, a tecnologia também está jogando a favor da CI. A popularização das redes sociais permitiu que as empresas estabelecessem ambientes de comunicação horizontal, onde os colaboradores podem consumir informações e encontram espaço para expor suas ideias. Por ser um tipo de ambiente conhecido pela grande maioria das pessoas, as redes sociais corporativas vêm ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas.

Paralelamente, o imediatismo que era digital impõe às empresas e a importância de agir rapidamente às demandas do mercado, implica na necessidade de distribuir informação ao público correto quase que “em tempo real” e garantir que, de fato, aquela informação seja absorvida pelos colaboradores. Nesse sentido, a comunicação interna deve ser vista como um filtro de informação. Somos bombardeados de informações todos os dias, vindas das mais variadas fontes (e-mail, whatsapp, redes sociais, entre tantas outras). É aí que entra outro grande pilar da transformação digital: a Mobilidade.

 

LEIA TAMBÉM:

Como mensurar os resultados da comunicação interna

O que é e qual a importância da comunicação interna nas empresas

 

Não basta ter uma rede social corporativa super movimentada se as informações cruciais ao negócios estão perdidas ali dentro. As empresas precisam investir em soluções que garantam o recebimento da informação onde quer que o colaborador esteja. Os dispositivos móveis são os principais aliados das empresas nesse desafio. Presentes na rotina da grande maioria das pessoas, os smartphones permitem que as informações cheguem às pessoas certas rapidamente. Além disso, os recursos de notificação por push garantem que essas informações sejam de fato consumidas pelos colaboradores.

Outro ponto fundamental para o sucesso da comunicação interna em um cenário de transformação digital é o Analytics. Mais do que nunca, tudo deve ser mensurado. Se reinventar já é complicado. Se reinventar em um cenário de crise é mais complicado ainda. As empresas são cada vez mais criteriosas quanto a onde investir seus recursos e, para garantir os investimentos necessários à transformação digital da comunicação interna, é fundamental que a CI seja capaz de provar o retorno desses investimentos (ROI). Mais uma vez, a mesma tecnologia que trouxe o desafio, trouxe também a solução. Hoje as empresas contam com diversos recursos para medir o sucesso das suas ações de comunicação interna, mostrando como os colaboradores estão interagindo com os conteúdos publicados pela CI e de que forma essas ações impactaram os resultados da empresa.

Como vimos, a transformação digital impõe desafios para todas as áreas da empresa e com a comunicação interna não poderia ser diferente. Cabe aos profissionais dessa área saberem explorar todo o potencial do digital e transformar esses desafios em resultados.