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O benefício do Endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas

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Como já falamos aqui no blog, um dos principais objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores “vistam a camisa” da empresa e tornem-se embaixadores da marca para o mercado. Mas não é só isso, o Endomarketing também pode ser utilizado para outros objetivos, como por exemplo, para melhorar a gestão de pessoas. E é exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje.

Sabemos que o endomarketing é uma estratégia utilizada pelas equipes de Recursos Humanos para promover a motivação e a interação entre empresa e colaboradores. Ela costuma ser implementada com intuito de melhorar o vínculo entre empresa e funcionário, aumentando a sinergia entre ambos, gerando um aumento significativo no engajamento do colaborador. A ideia é tratar o profissional como um cliente, colocando-o como elemento central das soluções e iniciativas relativas ao dia a dia de trabalho de forma a garantir a eles a melhor experiência possível no desempenho das suas funções.

Quais os benefícios de utilizar o endomarketing na gestão de pessoas?

Antes de falarmos quais são os benefícios em utilizar o endomarketing na gestão de pessoas, é preciso entender o que é e porque a ela é tão importante para as empresas. Bom, primeiramente é preciso entender que a gestão de pessoas vai além do departamento responsável pelos processos operacionais do RH, o objetivo é administrar, gerir e desenvolver o capital mais importante para as organizações: os colaboradores. Ou seja, é um conjunto de habilidades, métodos, políticas, técnicas e práticas, que têm como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano das empresas.

Portanto, a gestão de pessoas nada mais é do que uma estratégia utilizada pelas empresas para potencializar seu capital humano. Mas não é só isso! Mais do que desenvolver seus colaboradores, a gestão de pessoas é responsável por toda a trajetória de uma profissional dentro da empresa, desde sua seleção, motivação, retenção e, claro, seu desenvolvimento. 

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Como falamos, o capital mais importante de uma empresa são seus colaboradores. Entender isso é fundamental para que uma organização obtenha sucesso em sua jornada. Neste sentido, adotar práticas que coloquem os funcionários como os principais agentes de sucesso é imprescindível. É aí que entra a gestão de pessoas! A metodologia tem sido cada vez mais valorizada pelas organizações, pois as empresas começaram a entender que devem oferecer o suporte necessário para que as pessoas desenvolvam novas aptidões e aperfeiçoem características que já possuem. Se as pessoas dentro das organizações tiverem oportunidade de progressão, elas vão poder dar o melhor delas, originando resultados positivos para a empresa em questão.

Além disso, fazer a Gestão de Pessoas é uma garantia de que todas as necessidades dos funcionários serão atendidas e de que os mesmos estarão dentro dos cargos e funções que têm a capacidade para exercer. Se você não conseguir ter esse controle, provavelmente terá problemas em gerir seu time, o que pode gerar conflitos internos, aumento da taxa de turnover, baixa motivação e uma consequente baixa na produtividade de seu time. É por esse motivo que é fundamental que as empresas entendam e valorizem o seu capital humano.

Como vimos, as empresas precisam se atentar e valorizar a gestão de pessoas. Isso porque, é através da estratégia que a empresa conseguirá aumentar os resultados dos colaboradores, o que consequentemente trará diversos frutos para a instituição. Mas você deve estar se questionando quais são os benefícios em utilizar o endomarketing na gestão de pessoas, não é verdade? Bom, já falamos aqui no blog, que a principal função do endomarketing é fazer com que os funcionários “vistam a camisa” da empresa. Para alcançar esse objetivo as empresas precisam valorizar os seus profissionais, ou seja, utilizar o endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas. O que resulta na satisfação dos colaboradores e em diversos benefícios para a organização. Abaixo, listamos as principais vantagens que utilizar o endomarketing na gestão de pessoas traz para as empresas, confira:

  • Aumento da motivação dos colaboradores:
    Valorizar seus colaboradores é uma atitude que certamente trará diversos ganhos para a instituição. Já falamos aqui no blog, sobre como nos dias atuais, a motivação não está somente ligada a salários e benefícios. Por isso, realizar ações que valorizem o profissional o imprescindível para que ele se mantenha motivado.
     
  • Aumento da produtividade:
    Com profissionais felizes e satisfeitos, que tenham prazer em atuar na empresa, a organização ganha muito produtividade. Isso porque, segundo pesquisas, trabalhadores felizes tendem a ser mais produtivos e, consequentemente, a empresa será mais lucrativa.
     
  • Baixo nível de turnover:
    Outro grande benefício em manter profissionais felizes e motivados tem relação direta com o nível de rotatividade. Isso acontece porque, a felicidade é essencial para reduzir a rotatividade de funcionários, o chamado "turnover", atrair e reter talentos, possibilitando inovação, criatividade e um desempenho acima da média da concorrência. Além disso, manter profissionais satisfeitos é uma excelente estratégia para que a empresa tenha um crescimento em sua employer branding.

Como utilizar o endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas?

Entendido a importância que a gestão de pessoas tem para as empresas e sabendo os benefícios que utilizar o endomarketing para este objetivo pode acarretar, é fundamental entendermos como de fato podemos utilizar o endomarketing na gestão de pessoas.

O principal foco da empresa que quer utilizar o endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas é satisfazer as ambições e aspirações de seus colaboradores. A empresa precisa adotar medidas na qual endomarketing seja peça chave na criação ou aumento desse sentimento de satisfação de seus profissionais. Listamos abaixo, alguns pontos que a organização pode adotar para fazer com que os profissionais sintam-se felizes e motivados em atuar em sua na organização, confira:

  • Selecionar bem os seus profissionais:
    O primeiro passo que a empresa pode e precisa se atentar e na hora de recrutar seus funcionários. Isso porque contar com profissionais que não sejam alinhados com a cultura organizacional da empresa é um dos principais motivos para gerar insatisfação no emprego. Por isso, é fundamental que a empresa se atente para esse fato e sempre selecione profissionais que, além de atender a suas demandas, estejam alinhados com os valores da companhia.
     
  • Oferecer um bom clima organizacional
    Um fator essencial para manter funcionários felizes em sua empresa é oferecendo um bom ambiente e clima organizacional. Diversos estudos já demonstraram que o clima organizacional disfuncional ou negativo - aquele ambiente de trabalho que promove estresse crônico, percepção de injustiça e assédio moral - tem indicadores elevados de absenteísmo, rotatividade, desvio de conduta, afastamento por licença médica e acidentes ocupacionais.
     
  • Desenvolver os seus colaboradores:
    Outra maneira de satisfazer os profissionais e fazer com que eles mantenham-se motivados em atuar na empresa, é oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional. As empresas que oferecem oportunidade para que seu funcionário se desenvolva tanto profissionalmente como pessoalmente, tende a manter colaboradores felizes. Por isso é imprescindível que a companhia ofereça cursos, treinamentos, e oportunidade de crescimento para os seus colaboradores.
     
  • Valorizar os seus profissionais:
    E claro, para manter profissionais felizes e satisfeitos em atuar em sua empresa é preciso que ele seja reconhecido e valorizado. Pesquisas apontam que até 89% das pessoas afirmam que já sofrem de estresse por falta de reconhecimento e valorização em seu trabalho. Por isso, o reconhecimento é uma das principais medidas para motivar e promover a satisfação pessoal de seus colaboradores. E com pequenas atitudes isso é possível.

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Aqui na Lumis, por exemplo, a equipe de Rh em parceira com os times de marketing e design estão realizando uma ação para valorizar os nossos colaboradores. A campanha que começou no início de maio, mês do trabalhador, consiste em homenagear alguns profissionais da empresa. Compartilhando um pouco da trajetória e crescimento de alguns dos funcionários mais antigos da Lumis. O objetivo da ação é além de homenagear e valorizar esses funcionários, inspirar que os demais colaboradores construam histórias parecidas e tenha um crescimento tanto pessoal como profissional. O que contribui diretamente em nosso crescimento.

Como vimos, utilizar o endomarketing na gestão de pessoas não é um bicho de sete cabeças. Com simples atitudes e campanhas as empresas podem usar o endomarketing na gestão de pessoas, e dessa forma obter diversos ganhos para a organização. Quer saber mais sobre a ação do mês do trabalhador? Então acesse o nosso linkedin e saiba mais sobre a campanha. Aproveite e siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de novas ações e todas as nossas novidades.