Menu

Blog

Informar para motivar: a importância da comunicação interna na motivação dos colaboradores

Voltar para os posts

Já falamos aqui sobre a importância da comunicação interna no sentido de manter os colaboradores alinhados com relação aos objetivos estratégicos da companhia. Falamos também sobre o ganho de produtividade que as ações de comunicação interna podem proporcionar. No artigo de hoje, o objetivo é mostrar como aumentar a motivação dos colaboradores através dessas ações.

BAIXE GRÁTIS O GUIA COMPLETO DE COMUNICAÇÃO INTERNA

Sabemos que o fator financeiro não é o único responsável pela motivação de uma equipe. Os profissionais de hoje, principalmente os das gerações y em diante, têm o desejo de fazer a diferença e querem se sentir importantes dentro da companhia. Além disso, cada vez mais, esses profissionais buscam empresas que se preocupam com a qualidade de vida dos seus colaboradores e, uma vez insatisfeitos, não pensam duas vezes antes buscar novas oportunidades. Mas aí vem a pergunta: o que a comunicação interna tem a ver com isso? A resposta é simples e direta: TUDO!

O sucesso motiva e por meio da comunicação interna a empresa tem a oportunidade de dar publicidade às conquistas individuais e coletivas da equipe. Seja a promoção de um colaborador, seja a conquista de um novo cliente ou a entrega de um projeto importante, ao serem divulgadas para todos nos canais de comunicação da empresa, essas notícias ganham mais peso e dão aos colaboradores o sentimento de que foram importantes para elas.

Uma das coisas que mais nos motiva é estar perto de pessoas que gostamos e admiramos. Colaboradores unidos por laços de afinidade ou amizade tendem a ser mais motivados, pois terão mais prazer de ir para o trabalho, mais facilidade de comunicação com seus colegas. A comunicação interna pode ser uma forte aliada na criação desses laços. Uma estratégia interessante pode ser a divulgação de eventos fora da empresa nos canais de comunicação interna. Aqui na Lumis, por exemplo, uma vez divulgamos a participação de duas colaboradoras em uma corrida de rua. Na matéria, as meninas contaram que já estavam planejando a próxima corrida e convidaram quem quisesse participar. Hoje já temos diversos colaboradores participando juntos. Essa atividade fora da empresa reforça o laço de amizade entre os colaboradores e esse sentimento é naturalmente transferido para o ambiente de trabalho.

Outro ponto fundamental para a motivação da equipe e que tem na comunicação interna um forte aliado é o alinhamento da equipe. Quando não se sabe para onde ir, não existe motivação para caminhar. Já, quando existe um objetivo claro a ser alcançado, as pessoas se sentem motivadas a correr atrás. Mais do que isso, quanto mais próximo do objetivo, mais motivadas as pessoas ficam. A comunicação interna, mais uma vez, permite que a empresa dê visibilidade ao seu planejamento estratégico, expondo as metas globais da companhia e as ações necessárias para alcançar o objetivo.

Como pudemos ver, a comunicação interna tem um importante papel no sentido não só de manter os colaboradores informados sobre os assuntos corporativos, como também no sentido de motivar e engajar as equipes.

E na sua empresa? A comunicação interna é usada como ferramenta de motivação? Conte seu caso para a gente nos comentários! :)