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Envolvendo as lideranças no processo de comunicação interna

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O relacionamento entre líderes e demais colaboradores vem passando por mudanças profundas ao longo dos últimos anos. Há cada vez mais espaço para o diálogo nas empresas e os profissionais estão cada vez menos tolerantes com modelos impositivos de gestão. Essas mudanças afetam diretamente a forma como as informações são transmitidas e compartilhadas dentro das empresas.

O modelo unidirecional de comunicação interna já foi superado, dando lugar ao modelo de comunicação horizontal, baseado no diálogo. Nessa nova forma de se fazer comunicação interna, o papel do líder é garantir que as informações cheguem às equipes de forma clara e fomentar o diálogo entre os colaboradores, esclarecendo eventuais dúvidas rapidamente e promovendo o compartilhamento de informações e a gestão do conhecimento.

Para que a liderança se envolva de forma positiva no fluxo de informações dentro da companhia, a primeira barreira que deve ser superada é a da intimidade. Não estou dizendo que os líderes devem sentar em uma mesa de bar para trocar ideia com seus colaboradores - apesar de isso ser bem legal. Quando falo de intimidade, estou me referindo à distância entre o líder e o restante da equipe. Nesse sentido, o líder deve estar próximo dos seus liderados e ouvir o que eles têm a dizer. Quando o diálogo supera a barreira do cargo, o líder passa naturalmente a contar com a confiança da equipe e, consequentemente, ter mais sucesso no processo de comunicação. Além disso, quando se conquista a confiança dos colaboradores, eles naturalmente se sentirão motivados a, proativamente, colaborar com a comunicação interna, dando sugestões ou fazendo críticas que poderão ser muito úteis para a tomada de decisão.

Outro ponto fundamental para o sucesso da comunicação interna é o foco. Em um processo de comunicação horizontal, um risco comum é a perda de foco, com relação ao objetivo do diálogo. Nesse sentido, o papel do líder é manter a comunicação na linha, mediando os diversos agentes envolvidos, de forma que o diálogo atenda a um objetivo específico.

Como pudemos ver, para ter sucesso na comunicação interna, é fundamental que os líderes estejam envolvidos em todo o fluxo de informações. E na sua empresa? Como as lideranças participam da comunicação interna? Conte pra gente nos comentários! :)

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