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Entenda a importância da colaboração para o crescimento da empresa

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Atualmente, muito tem se falado de ambientes colaborativos, mas muitas pessoas ainda não entendem, de fato, qual a importância da colaboração para a empresa. Não é novidade para ninguém que toda corporação visa crescimento, e que para isso é necessário aumentar os seus resultados. Um dos fatores que contribuem consideravelmente para este objetivo é a construção de uma cultura organizacional que favoreça a cooperação e a integração entre os funcionários. A colaboração é um dos principais elementos para que sua companhia tenha sucesso em sua jornada. Neste artigo, falaremos como este componente é fundamental para o crescimento de qualquer instituição.

Os benefícios da colaboração

A colaboração nas empresas pode ser entendida como o processo de união de forças, com intuito de atingir e/ou resolver determinado desafio. Seria a definição para a ajuda, troca de conhecimentos e a cooperação, que ocorre entre os profissionais. Mais ainda, a colaboração é o trabalho que cada indivíduo oferece para contribuir como parte do esforço para solucionar certo objetivo corporativo.

Conhecendo o conceito de colaboração empresarial, fica evidente sua importância para as companhias. Um ambiente cooperativo gera benefícios diretos e indiretos para seu negócio. Esse é o fator que enriquece o trabalho, alinha as pessoas, torna o serviço mais satisfatório e garante os melhores resultados para a instituição.

Reter talentos e contar com profissionais qualificados é importantíssimo para o desempenho da organização, porém somente isso não será suficiente. Contar com funcionários que deem as mãos e unam forças é primordial. Por isso, a cooperação é um fator determinante para o crescimento do seu negócio. O êxito de uma instituição só é alcançado quando temos uma equipe amiga e que trabalha em conjunto. Abaixo, listamos algumas vantagens que a colaboração resulta nas empresas:

  • Maior produtividade: 

    A colaboração é um fator fundamental para o aumento da produtividade de sua empresa. Você já deve ter ouvido o ditado que diz “Duas cabeças pensam melhor que uma”, não é verdade? De fato, isso acontece, ainda mais no mundo corporativo. Quando dois ou mais funcionários se unem para resolver um objetivo, a solução será muito mais ágil e até mesmo mais eficiente.

  • Construção de conhecimento coletivo:

    O trabalho em equipe, pressupõe que dois ou mais profissionais atuem em conjunto, trocando ideias e experiências entre si, nascendo como resultado dessa interação novas percepções, o que gera novos conhecimentos para ambos. Quando a empresa possui uma cultura de colaboração, seus funcionários estão sempre aprendendo coisas novas, um com os outros, o que certamente resulta em mais satisfação e em uma construção coletiva de conhecimento.

  • Motivação:

    Hoje em dia, os profissionais buscam atuar em instituições na qual possam contribuir como parte de um todo, eles querem aprender e crescer através da interação com pessoas de diferentes níveis hierárquicos e perfis de conhecimento. Por isso, uma empresa que valoriza uma cultura de colaboração tende a contar com funcionários mais motivados.

  • Melhora o clima organizacional:

    Estar em constante contato com os companheiros de corporação, contribuindo com seus afazeres e desafios, faz com que o clima organizacional se torne melhor. A cooperação entre as pessoas faz com que a empatia entre as equipes seja maior, o ambiente institucional seja mais amigável e familiar, e a confiança entre os colaboradores seja superior. Criar esse vínculo de parceria com os colegas é uma maneira que temos para conquistar uma ligação que vai além da empresa.
     

Maneiras de fomentar a cultura de colaboração 

Uma das principais razões para um ambiente colaborativo ineficaz é quando há problemas na comunicação interna da organização. Para que as pessoas se ajudem e possam cooperar uma com as outras, é necessário que elas construam uma relação saudável entre si. Portanto, é importante que as equipes de Recursos Humanos criem maneiras de aumentar os vínculos entre os profissionais.

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Algumas atitudes podem ser tomadas para que a organização favoreça o desenvolvimento de uma atmosfera de amizade entre os funcionários. Aqui na Lumis, são realizados constantes encontros, eventos e comemorações com intuito de promover o bom relacionamento entre os profissionais. Acreditamos que a confraternização entre as pessoas é fundamental para manter um clima saudável e harmonioso. Além disso, utilizamos alguns canais de comunicações internas, que são essenciais para garantirmos uma cultura colaborativa dentro da empresa. Um dos canais que mais contribuem para este objetivo é a Órbita, nossa Intranet.

A intranet é uma excelente alternativa para quem busca fomentar a colaboração entre os funcionários. A ferramenta reúne os recursos necessários para interligar departamentos e equipes. O canal é uma ótima fonte utilizada para o compartilhamento de conteúdos como: avisos, notícias, informações e etc. Além de ser um sistema interno ideal para a centralização de processos, documentos e gestão de arquivos internos.

Como vimos, a construção de um ambiente colaborativo é um dos principais elementos para que a empresa obtenha sucesso. A ajuda e cooperação entre os profissionais é sem dúvida um diferencial estratégico que trará diversos benefícios para organização. Com a colaboração no trabalho as relações interpessoais serão sempre melhores, o que irá potencializar as forças de cada indivíduo. O resultado será um clima mais agradável, produtivo e com os melhores resultados, sendo características essenciais para o crescimento de qualquer instituição.

Mas e na sua empresa, como anda a colaboração entre seus funcionários? Conte para gente nos comentários!