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Endomarketing: transformando colaboradores em evangelizadores da marca

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Muito se fala sobre transformar clientes em evangelizadores da marca. De fato, clientes satisfeitos e engajados com a empresa formam um ativo valiosíssimo para qualquer estratégia de marketing. Nos dias de hoje é cada vez mais importante ter pessoas falando bem da sua marca, principalmente nas redes sociais. As pessoas não fazem mais compra alguma (seja ela de produtos ou de serviços) sem antes consultar outros consumidores. Porém, o que muitas empresas não perceberam é que esses evangelizadores podem ser conquistados dentro da própria companhia.

O endomarketing é uma estratégia que utiliza técnicas comuns no marketing tradicional com o objetivo de melhorar o clima organizacional, motivar a equipe, melhorar sua satisfação e produtividade, além de reter os talentos da empresa. Mais do que isso, o endomarketing é uma excelente estratégia para transformar os colaboradores em embaixadores da marca. Pense: quem melhor para falar da sua empresa e influenciar possíveis consumidores do que aqueles que participam diretamente dos seus desafios de negócio? O contato com clientes, fornecedores e potenciais compradores não é feito, na maioria das vezes, pelos donos da empresa. Esse contato é feito pelos colaboradores.

Pensando em processo de vendas comum, primeiro precisamos convencer o público que ele precisa de um produto ou serviço para resolver determinado problema ou desejo. Em seguida, é preciso convencê-lo que o seu produto/serviço é a melhor opção pra ele. Ou seja, mais do que uma solução, a empresa está vendendo a sua marca como um todo. Dito isso, fica fácil entender a importância de colaboradores engajados com a companhia. Quando um colaborador fala com o público sobre os diferenciais e vantagens da empresa de forma sincera e honesta, e não apenas repete um discurso decorado, o cliente em potencial acredita e tende a seguir com o processo de vendas. Esse fenômeno não se aplica apenas ao departamento de vendas. Todos os colaboradores podem vir a ter contato com algum cliente ou potencial comprador. Nesse sentido, é fundamental que a cultura de pertencimento e orgulho sejam disseminadas por toda a companhia.

O colaborador é o rosto da sua empresa. Você quer que esse rosto sorrindo ou de cara fechada?

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