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Conheça os principais canais de comunicação interna e saiba como escolher o mais adequado para seu objetivo

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A comunicação interna é um fator primordial na produtividade e motivação de seus colaboradores. Mas, você conhece os principais canais de comunicação interna? E quais, realmente, sua empresa precisa? Sabendo que existem diversas ferramentas disponíveis para realizar a comunicação com sua equipe, conhecer as características de cada uma, bem como a melhor forma de aplicá-las ao seu cenário é fundamental. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

Qual a importância da comunicação interna e de conhecer os seus canais?

Se você está começando a traçar sua estratégia de comunicação interna, é fundamental compreender primeiro, qual a sua importância dentro da empresa. A comunicação interna, é um conjunto de ações que tem como objetivo informar e motivar o público interno. Mais do que isso, ela é um processo que visa facilitar a transmissão de mensagens estratégicas dentro de uma empresa, garantindo que os colaboradores estejam alinhados com a cultura e objetivos estratégicos da companhia.

É através da comunicação interna que a empresa consegue garantir que os profissionais estejam cientes de sua missão, visão e valores. Além disso, como já falamos aqui no blog, a comunicação interna pode ser um fator determinante para influenciar a motivação de seus colaboradores. É também através dela que seus funcionários se sentem valorizados e que fazem parte ativamente das decisões da companhia. Aumentando assim, seu comprometimento e identificação com a empresa. Sem falar no ganho em produtividade, que a comunicação interna tende a trazer para sua equipe.

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Entendida a importância da comunicação interna, agora é hora de conhecer os canais disponíveis para se comunicar com seus colaboradores. Cada empresa possui características e processos particulares. É claro que existem pontos em comum, mas são as particularidades de cada empresa que determinarão qual ou quais canais de CI são os mais adequados ao seu cenário.

Por isso, é preciso ter em mente que há diversos canais de comunicação interna, cada um com características específicas que os tornam mais adequados para atender a determinada demanda. Ou seja, cada ferramenta será recomendada para uma finalidade específica.

Abaixo, listamos os principais canais utilizados e quais as suas funções, confira:

  • INTRANET:

    Um dos canais mais utilizados para a comunicação interna, a intranet é uma rede corporativa com acesso restrito aos colaboradores da organização. É um meio de interligar departamentos e funcionários. Uma excelente fonte usada para o compartilhamento de conteúdo como: avisos, notícias, informações e etc. Além de ser um sistema interno para a centralização de processos e gestão de conteúdos internos. Se você deseja um canal de comunicação abrangente e de fácil acesso, a intranet é uma excelente opção.

  • MURAL:

    O mural é uma alternativa para quem deseja colocar à disposição dos colaboradores, informações importantes, comunicados e lembretes. O canal é ideal para quem busca atingir os funcionários de maneira rápida e sem a necessidade de um grande investimento. Como seu conteúdo pode ser acessado mesmo sem internet, e por geralmente estar localizado nos lugares de maior circulação das empresas, o alcance das mensagens tende a ser alto.

  • REDE SOCIAL CORPORATIVA:

    Grande tendência nos dias atuais, a rede social corporativa é um dos canais de comunicação interna mais badalados ultimamente. O caráter social das redes sociais corporativas permite a integração e favorece a colaboração entre as equipes e departamentos. Muito parecida com as intranets (que também podem possuir recursos sociais), as redes sociais corporativas se diferenciam, na maioria dos casos,  quanto a transmissão dos conteúdos. Enquanto na intranet a postagem se dá por meio de um publicador, que tem a função de ser a “voz da empresa” (comunicação de um para muitos), na rede social corporativa a publicação torna-se descentralizada e os conteúdos podem ser publicados pelos próprios membros (de muitos para muitos). Quem deseja implementar um sistema que valorize a colaboração e a troca entre os funcionários, a rede social é uma excelente alternativa.

  • E-MAIL:

    Certamente a forma mais utilizada de comunicação nos dia de hoje. De tão utilizado, não existe necessidade explicar sua importância e versatilidade. Já ouvimos muitos profetizarem o fim do e-mail, mas ele continua firme e forte como um dos principais canais de comunicação e relacionamento entre as pessoas. Até devido ao seu uso intenso, o e-mail muitas vezes não é visto com bons olhos pelos canais de comunicação interna. Isso porque é comum algumas mensagens se perderem em meio a tantas informações que recebemos todos os dias, das mais variadas fontes (internas e externas). Isso não quer dizer que o e-mail não deve ser usado para a comunicação interna. Não é isso. A questão é que o e-mail deve ser considerado um complemento, não o principal canal de comunicação interna.

  • JORNAIS E REVISTAS:

    Muito utilizado em indústrias e empresas de grande porte, canais de comunicação como jornais e revistas, podem ser digitais ou impressos. Eles possuem o objetivo de trazer as principais notícias sobre a organização e assuntos relevantes aos colaboradores. Essas alternativas, são ótimas soluções para quem busca compartilhar depoimentos, entrevistas com funcionários, informações, e entre outros conteúdos que não possuem urgência de serem transmitidos. Tem como outra finalidade, além do papel educativo, a valorização dos profissionais, pois pode se tornar um espaço em que o desempenho deles é destacado.

Como vimos, há diversos canais para se trabalhar a comunicação interna dentro da sua companhia. Além dos que citamos, existem ainda outras ferramentas que poderão ser utilizadas para se comunicar com seus funcionários. Por isso, é fundamental conhecer as características de cada canal e entender qual a sua real função. Só assim, será possível implementar a melhor opção e, consequentemente, atingir os objetivos desejados pela sua organização com a comunicação interna. Que sendo bem trabalhada, será um fator diferencial para garantia de sucesso de sua corporação.

Mas, e na sua empresa, quais canais de comunicação vocês utilizam para estar em contato com seus colaboradores? Conte para gente nos comentários!