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Conheça os formatos de conteúdo e saiba quais são os mais adequado para sua estratégia de CI

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Um dos grandes desafios dos responsáveis pela Comunicação Interna é decidir qual o formato de conteúdo correto para atingir os objetivos de suas ações. Como já falamos aqui no blog, há diversos canais de comunicação e cada um é mais adequado para determinado objetivo. Com o formato de conteúdo não é diferente, afinal de contas, existem diversos assuntos e propósitos que serão melhores explorados com um determinado formato ou abordagem. Por isso, é fundamental conhecer os formatos disponíveis e entender qual se encaixa melhor com sua estratégia de CI. Então, continue com a gente, pois é sobre isto que falaremos no artigo de hoje.

Já comentamos aqui no blog, sobre a importância da comunicação interna para as empresas. Porém, quando se pensa em uma estratégia de CI, é importante entender é a melhor maneira de alcançar, engajar os colaboradores e maximizar seus resultados. Neste sentido, é fundamental saber quais formatos de conteúdos são mais adequados para cada tipo de comunicação e/ou objetivo.

O que é formato de conteúdo?

Quando se produz conteúdo, independente da finalidade, é possível que surja sempre a dúvida se aquele modelo é o mais apropriado para a mensagem que você quer passar ou até mesmo para o público que você queira alcançar, não é verdade? Com o responsável pela comunicação interna não é diferente. Muitas vezes, quem produz o conteúdo de CI tem a sensação que sua campanha teria rendido mais se optasse por outro canal ou até mesmo por outro formato. Formato de conteúdo é a maneira como você deseja transmitir uma determinada informação.

É importante ressaltar que o formato de conteúdo não é a mesma coisa que o tipo. Formato de conteúdo são extensões maiores que permitem diversas variações. Por exemplo, um vídeo é um formato de conteúdo e dentro deste formato existem vídeos de entretenimento, notícias, tutoriais e outros gêneros. Ou seja, o vídeo é o formato e os gêneros são os tipos de vídeos existentes. Sabendo-se disso, fica claro que existem muitos formatos de conteúdos disponíveis. Abaixo, listamos 7 formatos que podem ser utilizados em sua estratégia de comunicação interna, bem como suas vantagens, desvantagens e canais mais adequados para utilizá-los, confira:

1 – Artigos:

Os artigos são formatos de conteúdo mais extensos, que buscam passar uma informação de maneira mais completa aos leitores. Na comunicação interna, pode ser utilizado para disseminar um material educativo, ou seja, seu objetivo geralmente é de gerar conhecimento, educar ou atualizar os colaboradores. Por exemplo, uma empresa de SaaS pode publicar um artigo para explicar as funcionalidades trazidas pela nova versão do seu produto.

Prós: A validade da mensagem tende a ser longa, é um material rico de detalhes, gera conhecimento duradouro para o leitor.
Contras:
A absorção do artigo não é tão rápida, é preciso atenção e tempo para ler e absorver as informações.
Canal mais recomendado:
Intranet, E-mail, Revista ou Jornal corporativo.

2 – Notificações e alertas:

Esse formato é super indicado para comunicados ou aviso, que têm urgência de serem disseminados para todos os colaboradores, normalmente por terem influência direta no dia a dia da companhia. Geralmente são mensagens curtas, capazes de passar a informação necessária aos colaboradores, mesmo que eles tenham pouco tempo para absorvê-las. Por exemplo, quando há um problema de conexão na internet da empresa, os responsáveis pela CI podem emitir um comunicado alertando indisponibilidade da rede.

Prós: Formato de fácil leitura e rápida absorção da mensagem. Permite alcançar um público grande, forma instantânea.
Contras:
A validade da mensagem é curta, normalmente o conteúdo tende a se perder rapidamente, não gera conhecimento.
Canal mais recomendado:
Mural, E-mail, Intranet.

3 – Vídeos

Os vídeos são formatos de conteúdo mais dinâmicos e de fácil entendimento. Com um amplo número de informações disponíveis nos dias atuais, muitas vezes nos sentimos sem tempo para absorver tudo que nos é oferecido. É nesse sentido que o vídeo se torna um grande aliado das empresas, pois o modelo é um dos mais fáceis de serem consumidos. Para ser ter uma ideia, de acordo com a pesquisa da Cisco, até 2020, 82% de todo o tráfego na internet vai acontecer por meio de vídeos. Na CI não é diferente, sendo o vídeo uma das principais tendências para comunicação com os colaboradores.

Prós: Material rico de detalhes, engajamento do funcionário, fácil entendimento, costuma gerar conhecimento duradouro para o leitor.
Contras:
Demanda tempo para assistir, o tamanho do arquivo geralmente é maior que o dos outros formatos, a produção do conteúdo é mais trabalhosa.
Canal mais recomendado:
Intranet, Tv Corporativa, Rede social corporativa.

4 – Infográficos

O infográfico é um formato de conteúdo que tem como principal características explorar o lado visual para facilitar o entendimento do interlocutor. São materiais que buscam, através de gráficos, apresentar dados ou informações complexas, de uma forma mais simples. O modelo, assim como o vídeo, tem uma absorção rápida e por isso é também uma das grandes tendências de comunicação interna.

Prós: Material rico de informações, conteúdo de fácil entendimento, leitura rápida.
Contras:
Conhecimento pode se perder facilmente.
Canal mais recomendado: Intranet, Rede social corporativa, Revista ou jornal corporativo.

5 – Webinars

O webinar é um tipo de palestra, normalmente transmitida ao vivo, onde acontece uma comunicação de via única, sobre um tópico específico que é de amplo interesse para sua audiência. O formato pode ser utilizado tanto para agregar conhecimento internamente como externamente. Na CI, pode ser usado para propagar um comunicado, novidades da instituição, ou disseminar informações relevantes sobre a organização. Por exemplo, a empresa pode realizar um webinar para transmitir aos colaboradores uma nova estratégia de mercado da companhia.

Prós: A audiência tende a ser alta, pode se transformar em um ativo para organização, permite a interação dos colaboradores de forma instantânea.
Contras: É preciso estar conectado para assistir, demanda um grande nível de atenção para entendimento.
Canal mais recomendado:
Intranet, Tv corporativa, Rede Social corporativa.

6 – Ebooks

Os ebooks são conteúdos mais longos e ricos de informação. Por se tratar de um documento mais completo, ele acaba sendo mais aprofundado que os outros formatos de conteúdo. O material é conhecido como um livro digital, tendo como seu principal objetivo passar um conhecimento mais detalhado ao leitor. Na comunicação interna, os ebooks podem ser utilizados para diversas finalidades, como por exemplo, criar um tutorial de procedimentos para vendas de um novo serviço. Ou seja, a empresa pode disponibilizar para sua equipe de vendas um manual padrão de como vender um novo serviço da companhia.

Prós: Material rico de detalhes, gera muito conhecimento, pode se tornar um ativo para empresa.
Contras: Produção mais longa, demanda tempo e atenção para leitura, absorção mais lenta.
Canal mais recomendado:
Intranet, E-mail, Rede social corporativa.

7 – Podcasts

O podcast é um formato muito parecido com o vídeo, porém nesse caso o conteúdo é produzido somente em áudio. A grande vantagem dessa mídia é que ela pode ser consumida a qualquer momento, mesmo em conjunto com outras atividades. Na comunicação interna, ela pode ser utilizada para transmitir uma palestra, reunião, um debate e entre outros assuntos relevantes para instituição.

Prós: O formato possui uma alta potência de comunicação, pode ser consumida em qualquer lugar e enquanto se executa outras tarefas, o tamanho do arquivo tende a ser menor do que o vídeo.
Contras:
A atenção do ouvinte pode se perder facilmente, a qualidade da gravação precisa ser alta.
Canal mais recomendado:
intranets e rede social corporativa.
 

Como vimos, há uma boa variedade de formatos de conteúdos que podem ser utilizados em suas campanhas, cada um atendendo a uma demanda específica de sua empresa. Além dos listados, há muitos outros que bem trabalhados poderão trazer ótimos resultados para sua companhia.

É importante ressaltar que não existe nenhuma fórmula mágica para obtenção de sucesso. Cada campanha deve ser analisada individualmente e trabalhada com criatividade. Mas é através desse conhecimento que você conseguirá obter os melhores resultados e assim atingir seus objetivos. Só assim, as chances de suas estratégias de CI aumentarem a efetividade são maiores. Portanto, conhecer os modelos de conteúdos e saber como utilizá-los será um grande diferencial para sua organização. Mas e a na sua empresa? Quais são os formatos utilizados em suas campanhas de comunicação interna? Conte para gente nos comentários!