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A produção de conteúdo e o desenvolvimento profissional

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A importância da produção de conteúdo para áreas como marketing e vendas já é bastante difundida. Os profissionais dessas áreas utilizam estratégias baseadas na produção de conteúdo para atrair e engajar o público-alvo da empresa, aumentando o tráfego para seus canais digitais, fortalecendo a marca e aumentando as taxas de conversão em vendas no final do funil.

Se para o público externo a produção de conteúdo tem a função de educar o mercado, converter leads e engajar clientes, para o público interno a produção de conteúdo pode ser uma forte aliada para o desenvolvimento profissional dos colaboradores e para a gestão do conhecimento.

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Quem nunca, em seus tempos de estudante, escreveu um resumo para se preparar para uma prova? Pois é. Escrever é uma excelente forma de aprender e se aprimorar em determinado assunto. Isso porque, para desenvolver um bom conteúdo, é fundamental que a pessoa responsável pela produção pesquise e reflita sobre o tema. Ao transpor para o “papel” aquilo que sabemos de forma lógica estamos também “organizando” essas informações na nossa cabeça e acrescentando novos ativos a essa base de conhecimento.

Produzir conteúdo é também uma excelente forma de conquistar reconhecimento dentro da empresa. Novamente, a analogia com as estratégias de marketing de conteúdo se aplica bem. Ao alimentar um blog, por exemplo, com conteúdos de qualidade, a empresa reforça sua marca como autoridade no seu segmento de atuação. Da mesma forma, ao publicar bons conteúdos para o público interno da empresa, o profissional está se posicionando como uma referência naquele assunto e naturalmente será visto de outra forma pelos seus colegas e gestores.

Além dos benefícios pessoais, ao escrever um conteúdo para os canais de comunicação interna da empresa estamos ajudando a difundir esse conhecimento para os demais colaboradores. Quanto mais pessoas a empresa tiver produzindo bons conteúdos, maior será a base de conhecimento compartilhado e, consequentemente, maior será a produtividade da equipe. A produção de conteúdo não precisa estar pautada somente em temas teóricos da área de conhecimento do colaborador. Muitas vezes, um determinado processo ou atividade pode gerar diversos conteúdos úteis para o dia a dia de trabalho.

Quando falamos de conteúdo, a primeira coisa que normalmente nos vem à cabeça são posts de blog e/ou artigos. Porém, quando falamos de conteúdos para o público interno, a produção não precisa ficar restrita a isso. Aqui na Lumis, por exemplo, utilizamos na Órbita (nossa intranet) o recurso de wiki. Dessa forma, todos os colaboradores podem, não só produzir como complementar os conteúdos produzidos por outros funcionários. Além disso, através de uma plataforma de intranet, como o Intranet Now, é possível criar um FAQ ou fóruns de discussão. Não importa o formato do conteúdo, o importante mesmo é torná-lo acessível a todos dentro da empresa.

Como pudemos ver, estimular a produção de conteúdo pelos colaboradores é uma excelente forma aprimorar o potencial da equipe e fortalecer a gestão do conhecimento. E na sua empresa? Os funcionários são estimulados a escrever conteúdos para os canais de comunicação interna? Conte pra gente!

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