Menu

Blog

Os melhores artigos sobre intranet

Artigos da categoria Motivação e Ambiente de trabalho

remover filtro

Saiba o que é TURNOVER e como pode influenciar no ambiente de sua empresa

Se sua empresa já passou ou está passando por problemas de rotatividade, você provavelmente já ouviu falar sobre turnover, não é mesmo? Porém, pouco se sabe como o turnover pode impactar sua organização. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar melhor o que é o turnover e como ele pode influenciar negativamente o clima de sua corporação.

Dicas de como manter um bom clima organizacional

Muito já foi dito sobre a importância de estabelecer um ambiente saudável e harmonioso dentro da companhia. Porém, mesmo com tanto conteúdo disponível sobre o tema, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para garantir um bom clima organizacional. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas de como melhorar o ambiente de trabalho de sua companhia e garantir um bom clima organizacional.

Como a Cultura Organizacional pode influenciar na motivação da equipe

Manter a motivação de uma equipe nos dias atuais é um dos maiores desafios da equipe de RH. Atualmente, uma boa remuneração, por si só, não é mais o único fator para retenção de talentos. Vivemos em uma época em que o mundo do trabalho mudou, a Geração Y (nascidos entre 1980 e 1990) não é mais tão fiel ao seu emprego como antes. Logo, conseguir reter grandes talentos tem sido um problema. Por isso, os profissionais de RH utilizam diversas ferramentas para conseguir atingir esse objetivo. Uma das maneiras mais utilizadas é definir e fomentar uma cultura organizacional para sua empresa. Mas, qual seria a real importância da cultura corporativa na motivação da equipe?

Remuneração x ambiente de trabalho: o que pesa mais na retenção de talentos

As pessoas estão sempre em busca de crescimento profissional e melhores condições de vida. Quando se fala em melhores condições de vida, a primeira coisa que normalmente vem à cabeça é a remuneração (ainda mais em um cenário de crise econômica). Esse cenário faz com que muitos gestores acreditem que basta um salário alto para reter os talentos da empresa. Porém, cada vez mais, essa crença está caindo nos descrédito.

Endomarketing: transformando colaboradores em evangelizadores da marca

Muito se fala sobre transformar clientes em evangelizadores da marca. De fato, clientes satisfeitos e engajados com a empresa formam um ativo valiosíssimo para qualquer estratégia de marketing. Porém, o que muitas empresas não perceberam é que esses evangelizadores também podem ser conquistados dentro da própria companhia.

A produção de conteúdo e o desenvolvimento profissional

A importância da produção de conteúdo para áreas como marketing e vendas já é bastante difundida. Os profissionais dessas áreas utilizam estratégias baseadas na produção de conteúdo para atrair e engajar o público-alvo da empresa, aumentando o tráfego para seus canais digitais, fortalecendo a marca e aumentando as taxas de conversão em vendas no final do funil.

Gestão de pessoas: o chapéu certo na pessoa certa

A importância de uma gestão adequada sobre os canais digitais, hoje, é inquestionável. É fácil enxergar os diferentes benefícios que podem ser colhidos a partir de uma boa definição, implantação e manutenção dos canais de uma empresa, desde melhorias na comunicação interna, no atendimento aos clientes, passando pelo fortalecimento da marca, entre muitos outros. Mas a simples criação de um canal visando essas melhorias não basta. A empresa precisa possuir uma estrutura organizacional adequada para a manutenção dessa iniciativa.

O que as redes sociais nos ensinam sobre motivação

As redes sociais já fazem parte do dia a dia da grande maioria das pessoas. Conhecemos pessoas novas, reencontramos amigos,debatemos, brigamos, fazemos as pazes, compartilhamos momentos, consumimos informação, entre tantas outras atividades. Nós sempre gostamos de nos relacionar e as redes sociais online potencializaram essas relações.

Por que investir em uma rede social corporativa?

Os brasileiros passam boa parte dos seus dias conectados às redes sociais. Interagir com as pessoas através da internet faz parte da rotina de quase todo mundo. Ao longo do período de popularização das redes sociais, muitas empresas ficaram preocupadas com a produtividade dos seus colaboradores e proibiam o acesso às redes sociais durante o expediente.

Adotar ou não o home office?

Já falamos aqui como os novos profissionais estão cada vez mais focados na qualidade de vida e na flexibilidade do trabalho. Passar mais tempo com a família, fugir da confusão das grandes cidades nos momentos de pico, horários flexíveis de trabalho. As demandas são muitas e um dos caminhos que os profissionais estão maispropensos a adotar é o home office.

Geração Y muda a forma de se trabalhar

Nascidas entre 1980 e 1990, os jovens que fazem parte da Geração Y são, normalmente, criativos, inquietos e sonhadores. Mais do que isso, a geração Y caracteriza-se pela paixão às novas tecnologias e pelo apego à qualidade de vida e ao sucesso. Todas essas características fizeram uma verdadeira revolução no mercado de trabalho e as empresas estão, aos poucos, se adaptando a esses novos profissionais.