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5 formas de melhorar a colaboração em sua empresa

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Não é de hoje que a colaboração vem ganhando destaque dentro das empresas. Inclusive, já falamos sobre a importância da colaboração aqui no blog. Sabemos que a falta de cooperação entre os profissionais é, sem dúvida, um problema que, além de atrapalhar o crescimento, pode trazer prejuízos para a empresa. Nesse sentido, fomentar uma cultura de colaboração tornou-se uma grande preocupação para as áreas de recursos humanos e para a empresa como um todo. Porém, você sabe como estimular a colaboração entre os colaboradores? Então continue com a gente, pois é isto que falaremos no artigo de hoje.

O que é colaboração?

Não basta apenas atrair e reter talentos. É importante que os funcionários que façam parte de sua companhia se ajudem e cooperem entre si. Só assim as melhores soluções serão encontradas, trazendo mais resultados para a organização. Ou seja, a colaboração é a ajuda, a cooperação, o trabalho em equipe e a empatia que acontece dentro da empresa. A maneira como ocorrem às relações entre os funcionários da empresa reflete diretamente em seus resultados. Isso porque, quando existe a ajuda entre os profissionais, as informações transitam de forma orgânica dentro da empresa, formando uma base de conhecimento que é compartilhada por todos. Abaixo, listamos algumas das vantagens que um ambiente colaborativo pode trazer para a sua empresa, confira: 

  • Aumento na produtividade;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Retenção de talentos;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Aumento na motivação dos colaboradores.

Como melhorar a colaboração na minha empresa?

Como vimos, criar uma cultura de colaboração é um dos objetivos de boa parte das empresas. Porém, o caminho para isso, muitas vezes, não está muito claro. Por isso, listamos algumas ações que a empresa pode adotar para fomentar o trabalho em equipe e a cooperação entre os  funcionários.

  1. Ofereça canais de comunicação interna:

    Um dos grandes problemas para um baixo nível de colaboração entre profissionais é a falta de comunicação. Por isso, oferecer bons canais de CI é uma excelente estratégia para incentivar a cooperação entre os colaboradores. Um dos canais que mais auxiliam neste processo é a intranet. A ferramenta é capaz de interligar departamentos e equipes e facilitar a comunicação dos funcionários.

    GUIA DE COMUNICAÇÃO INTERNA
     

  2. Estimule a integração:

    Integrar colaboradores e departamentos é essencial para aumentar o nível de colaboração dentro de sua organização. Isso porque a integração é fundamental para a construção de um clima de empatia entre os funcionários. Quando os diferentes departamentos de uma empresa trabalham de forma integrada, é muito mais fácil os colaboradores se colocarem no lugar dos outros, conhecendo as dificuldades dos seus colegas e ajudando-os a superar seus desafios.

  3. Organize o layout do local de trabalho:

    O espaço de trabalho é um elemento que pode influenciar bastante na cooperação de sua equipe. Por isso, organizar o ambiente de maneira que favoreça a colaboração é uma das estratégias mais eficientes no sentido de incentivar a ajuda entre os colaboradores. Disponibilizar locais amplos e sem divisórias é uma das formas de arrumar o layout do escritório. Neste modelo, o nível de diálogo tende a crescer e as relações interpessoais tendem a se estreitar, o que contribui e muito para que a colaboração aconteça.

  4. Incentive o desenvolvimento profissional:

    Uma das maneiras de fomentar uma cultura de colaboração entre os funcionários é incentivando o desenvolvimento profissional. Oferecer palestras, cursos e eventos são atitudes que ajudam no crescimento do colaborador. Isso faz com que o indivíduo se mantenha motivado, tendo em vista que o progresso profissional é um dos principais fatores para motivação, e os conhecimentos adquiridos por ele, sejam compartilhados para outros integrantes da organização.

  5.  Promova confraternizações:

    Manter um bom clima entre os funcionários é fundamental para que o nível de colaboração seja alto. Por isso, promover encontros, eventos e comemorações são algumas das maneiras de criar um bom relacionamento entre os profissionais. Acreditamos que a confraternização é peça chave para manter um ambiente saudável e harmonioso, o que fortalece e propicia o trabalho em equipe.  


Como notamos, há muitas iniciativas que podem ser adotadas pelas empresas para fomentar uma cultura de colaboração. Além dessas listadas, há outras maneiras de as empresas incentivarem a cooperação dentro do ambiente corporativo.

Aqui na Lumis, por exemplo, acaba de ser lançada a iniciativa “Lumis Talk”. A ideia consiste em oferecer um espaço para reunir os profissionais e incentivar que os colaboradores possam compartilhar conhecimento. Funciona da seguinte forma: um funcionário leva para o time de RH um assunto que tenha bom entendimento e que seja interessante disseminar para o restante da empresa. A equipe de recursos humanos, por sua vez, marca o encontro e reserva o espaço onde será realizada a palestra sugerida. Após a palestra são realizadas discussões e troca de ideias sobre o conteúdo. A iniciativa busca disseminar o conhecimento individual dos diversos talentos que temos na empresa, formando uma grande base de conhecimento coletivo.

Como podem ver, existem diversas formas de estimular uma cultura de colaboração.  Com criatividade, é possível criar ações incríveis de fomento à colaboração. Mas, e na sua empresa? Existem iniciativas para incentivar a colaboração entre os profissionais? Conte para gente nos comentários!