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5 erros comuns na comunicação interna das empresas

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Muito se fala sobre a comunicação com o público-alvo das empresas. Encontrar formas eficientes de transmitir as informações da companhia para os consumidores é algo que está sempre em discussão. Porém, existe um outro público, que também necessita de informações precisas e completas: os colaboradores.

A comunicação interna é fundamental para que exista alinhamento entre o planejamento/objetivos da empresa e os colaboradores. Apesar da importância, algumas empresas ainda não conseguem implantar uma comunicação interna eficiente. Abaixo, listamos alguns erros comuns nesse segmento. Confira!

Omitir informações: o que não for informado pelos canais oficiais da empresa, provavelmente será divulgado pela famosa “rádio corredor”. Informe tudo com bastante clareza e forneça canais para que possíveis dúvidas sejam respondidas e evite mal entendidos e situações desagradáveis.

Não ouvir: a comunicação interna não deve ser encarada como um veículo informativo. Ela deve ser vista como uma estratégia de diálogo entre a empresa e seus colaboradores. Ofereça espaços para que os funcionários possam dizer o que pensam da companhia, fazer sugestões e interagir com a empresa.

Discurso desalinhado com a comunicação externa: de nada adianta a comunicação interna se ela não estiver alinhada com os objetivos estratégicos da empresa. Posicione-se diante do público interno da mesma forma como pretende se posicionar perante os consumidores. Lembre-se que os colaboradores são os melhores embaixadores da marca que você poderá encontrar.

Não segmentar a informação: nem todas as informações são de interesse de todos os colaboradores. Segmente as informações de acordo com o público que irá consumir. Se determinada informação só diz respeito a um departamento específico, coloque-a disponível apenas para aquele setor. Dessa forma, você garante que as informações serão consumidas pelas pessoas certas.

Não envolver as lideranças: os gestores de todos os setores da empresa devem estar alinhados com as estratégias de comunicação interna. Eles devem compreender todos os processos de divulgação das informações e cuidar para que eles sejam cumpridos da forma correta.

E aí, o que achou? Deixe seu comentário!

1 comentários

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Cátia Alves

24/04/17 17:10

Muito Bom!