Menu

Blog

Os melhores artigos sobre intranet

Como fazer um relatório de Comunicação Interna

Que a comunicação interna é fundamental para as empresas já não é uma novidade para ninguém, não é mesmo? Já comentamos aqui no blog, também sobre a importância de mensurar os resultados desse conjunto de ações. É através dessa medição que conseguimos avaliar o sucesso ou possíveis gargalos e direcionar as iniciativas do setor. Agora, como criar um relatório de comunicação interna? É isso, que falaremos no artigo de hoje.

Wiki: como utilizá-la para a gestão de conhecimento

Como já escrevemos aqui no blog, a gestão de conhecimento vem ganhando cada vez mais força no mundo corporativo. A gestão de conhecimento, pode ser definida como uma estratégia que tem como objetivos a criação, captura, armazenamento, disseminação, uso e proteção de informações importantes para a organização. Existem diversas ferramentas disponíveis para ajudar as empresas nesse sentido, entre elas, as Wikis.

Qual a importância do feedback para as organizações?

Como já falamos aqui no blog, temas como motivação e produtividade são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer organização. E, em relação a isso, a falta de feedback pode ser um dos grandes motivos pela queda desses elementos dentro da empresa. A cultura de feedback constante pode ser um grande aliado no sentido de manter os colaboradores motivados e produtivos. Ao longo desse artigo falaremos mais sobre a importância e os benefícios da cultura de feedback para sua companhia.

Entenda a importância da colaboração para o crescimento da empresa

Atualmente, muito tem se falado de ambientes colaborativos, mas muitas pessoas ainda não entendem, de fato, qual a importância da colaboração para a empresa. Não é novidade para ninguém que toda corporação visa crescimento, e que para isso é necessário aumentar os seus resultados. Um dos fatores que contribuem consideravelmente para este objetivo é a construção de uma cultura organizacional que favoreça a cooperação e a integração entre os funcionários. A colaboração é um dos principais elementos para que sua companhia tenha sucesso em sua jornada. Neste artigo, falaremos como este componente é fundamental para o crescimento de qualquer instituição.

A importância da intranet para empresas que adotam o home office

Jornadas de trabalho flexíveis e possibilidades de trabalho remoto são realidades cada vez mais presentes no dia a dia das corporações. Como já falamos aqui no blog, hoje em dia os profissionais estão cada vez mais em busca de qualidade de vida e flexibilidade no emprego. Por isso, muitas empresas optam por implantar e oferecer a possibilidade do home office. Porém, lidar com a administração de equipes de funcionários remotos é um dos grandes desafios, enfrentados pelas organizações, na adoção desse tipo de jornada. É esse desafio que você conseguirá superar após a leitura deste artigo.

Conheça os principais canais de comunicação interna e saiba como escolher o mais adequado para seu objetivo

A comunicação interna é um fator primordial na produtividade e motivação de seus colaboradores. Mas, você conhece os principais canais de comunicação interna? E quais, realmente, sua empresa precisa? Sabendo que existem diversas ferramentas disponíveis para realizar a comunicação com sua equipe, conhecer conhecer as características de cada uma, bem como a melhor forma de aplicá-las ao seu cenário é fundamental. E é sobre isso que falaremos neste artigo.

Saiba o que é TURNOVER e como pode influenciar no ambiente de sua empresa

Se sua empresa já passou ou está passando por problemas de rotatividade, você provavelmente já ouviu falar sobre turnover, não é mesmo? Porém, pouco se sabe como o turnover pode impactar sua organização. Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar melhor o que é o turnover e como ele pode influenciar negativamente o clima de sua corporação.

Dicas de como manter um bom clima organizacional

Muito já foi dito sobre a importância de estabelecer um ambiente saudável e harmonioso dentro da companhia. Porém, mesmo com tanto conteúdo disponível sobre o tema, muitas empresas ainda enfrentam dificuldades para garantir um bom clima organizacional. Pensando nisso, preparamos este artigo com dicas de como melhorar o ambiente de trabalho de sua companhia e garantir um bom clima organizacional.

Método de análise e solução de problemas: entenda o que é e qual a sua importância

Sua empresa já passou por alguma situação onde buscou reduzir as incidências de não conformidades? Se sim, provavelmente você já ouviu falar em alguns procedimentos para a melhoria ou resolução de problemas. Uma das melhores e mais utilizadas metodologias é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP).

A importância da colaboração e da mobilidade para ambientes de intranet

Muitas empresas que já possuem um ambiente de intranet se questionam sobre o motivo pelo qual seu portal não está gerando os efeitos esperados. Para que sua plataforma traga os resultados desejados, é importante que ela atenda às suas necessidades de negócios e seja, realmente, uma ferramenta corporativa, pensada e utilizada com base nos objetivos estratégicos da companhia. Nos dias de hoje, para garantir que a intranet de fato cumpra seu papel, a colaboração e mobilidade são peças fundamentais.

Como a Cultura Organizacional pode influenciar na motivação da equipe

Manter a motivação de uma equipe nos dias atuais é um dos maiores desafios da equipe de RH. Atualmente, uma boa remuneração, por si só, não é mais o único fator para retenção de talentos. Vivemos em uma época em que o mundo do trabalho mudou, a Geração Y (nascidos entre 1980 e 1990) não é mais tão fiel ao seu emprego como antes. Logo, conseguir reter grandes talentos tem sido um problema. Por isso, os profissionais de RH utilizam diversas ferramentas para conseguir atingir esse objetivo. Uma das maneiras mais utilizadas é definir e fomentar uma cultura organizacional para sua empresa. Mas, qual seria a real importância da cultura corporativa na motivação da equipe?

Os impactos da transformação digital na comunicação interna

Não se fala de outra coisa! O fenômeno da transformação digital tomou conta da cabeça dos empresários e aqueles que não derem a devida importância às mudanças na forma como as pessoas consomem produtos e serviços fatalmente perderão espaço no mercado. Mais do que a criação de negócios digitais ou modelos disruptivos, a transformação digital toca no íntimo das organizações. Para se manterem competitivas, as empresas precisam não só repensar seus modelos de negócios, como também precisam olhar para dentro de si, de forma a melhorar seus processos internos e, consequentemente, seus resultados de negócios. No centro disso tudo está a comunicação interna.

Remuneração x ambiente de trabalho: o que pesa mais na retenção de talentos

As pessoas estão sempre em busca de crescimento profissional e melhores condições de vida. Quando se fala em melhores condições de vida, a primeira coisa que normalmente vem à cabeça é a remuneração (ainda mais em um cenário de crise econômica). Esse cenário faz com que muitos gestores acreditem que basta um salário alto para reter os talentos da empresa. Porém, cada vez mais, essa crença está caindo nos descrédito.

Envolvendo as lideranças no processo de comunicação interna

O relacionamento entre líderes e demais colaboradores vem passando por mudanças profundas ao longo dos últimos anos. Há cada vez mais espaço para o diálogo nas empresas e os profissionais estão cada vez menos tolerantes com modelos impositivos de gestão. Essas mudanças afetam diretamente a forma como as informações são transmitidas e compartilhadas dentro das empresas.

Endomarketing: transformando colaboradores em evangelizadores da marca

Muito se fala sobre transformar clientes em evangelizadores da marca. De fato, clientes satisfeitos e engajados com a empresa formam um ativo valiosíssimo para qualquer estratégia de marketing. Porém, o que muitas empresas não perceberam é que esses evangelizadores também podem ser conquistados dentro da própria companhia.

Informar para motivar: a importância da comunicação interna na motivação dos colaboradores

Já falamos aqui sobre a importância da comunicação interna no sentido de manter os colaboradores alinhados com relação aos objetivos estratégicos da companhia. Falamos também sobre o ganho de produtividade que as ações de comunicação interna podem proporcionar. No artigo de hoje, o objetivo é mostrar como aumentar a motivação dos colaboradores através dessas ações.

Confira as novidades do Intranet Now 3.0

Mobilidade, personalização e relações sociais. Esses são os pilares que marcam a nova versão do Intranet Now. As novidades trazidas pelo Intranet Now 3.0 tornam ainda mais fácil para as empresas engajar seus colaboradores, otimizar seus processos e garantir o sucesso do fluxo de informações. Tudo isso em um único ambiente.

Como a comunicação interna afeta a produtividade

Já falamos aqui no blog sobre a importância da comunicação interna para as empresas. Hoje vamos tratar de um aspecto específico, diretamente influenciado pela capacidade da empresa de informar seus colaboradores e estimular o diálogo entre eles: a produtividade.

A produção de conteúdo e o desenvolvimento profissional

A importância da produção de conteúdo para áreas como marketing e vendas já é bastante difundida. Os profissionais dessas áreas utilizam estratégias baseadas na produção de conteúdo para atrair e engajar o público-alvo da empresa, aumentando o tráfego para seus canais digitais, fortalecendo a marca e aumentando as taxas de conversão em vendas no final do funil.

Indicadores de desempenho: como mensurar seus processos internos

“O que não é medido não é gerenciado”. A curta e célebre frase de William Edwards Deming deixa clara a importância dos indicadores de desempenho ou KPIs (do inglês, Key Performance Indicators). Mas, o que isso? Bom, indicadores de desempenho nada mais são do que valores quantitativos que permitem às empresas medirem o que está sendo feito e como essas ações estão contribuindo para as metas estipuladas.

A eficiência dos processos corporativos e a jornada do colaborador

‘Jornada’ é um termo muito utilizado nos dias de hoje para descrever todo o ciclo de relacionamento de um consumidor com a empresa. Apesar de ser mais utilizado por profissionais de marketing e vendas, o conceito de jornada também se aplica ao público interno de uma empresa.

[LANÇAMENTO] - Baixe grátis o Guia Completo da Comunicação Interna

A comunicação interna é um dos principais assuntos que tratamos aqui no blog. Ter o controle sobre a comunicação interna é fundamental para garantir que todos os colaboradores remem na mesma direção e estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. Foi pensando nisso que preparamos O Guia completo da Comunicação Interna, com as informações que você precisa para começar a estruturar a comunicação interna da sua empresa.

A sua intranet está pronta para acompanhar o dinamismo do mercado?

A Intranet é um dos principais meios de comunicação de uma empresa, talvez o principal em se tratando de comunicação interna. E como qualquer canal, precisa ser construído de modo a ser capaz de evoluir e se adaptar a novas realidades do mercado

O que é e para que serve a gestão de processos de negócios

Já falamos aqui sobre as mudanças constantes e cada vez mais rápidas com que as empresas têm que saber lidar. O fenômeno da transformação digital vem fazendo com que as companhias corram contra o tempo para oferecer produtos e serviços cada vez mais diferenciados e focados na experiência dos usuários.

Gestão de pessoas: o chapéu certo na pessoa certa

A importância de uma gestão adequada sobre os canais digitais, hoje, é inquestionável. É fácil enxergar os diferentes benefícios que podem ser colhidos a partir de uma boa definição, implantação e manutenção dos canais de uma empresa, desde melhorias na comunicação interna, no atendimento aos clientes, passando pelo fortalecimento da marca, entre muitos outros. Mas a simples criação de um canal visando essas melhorias não basta. A empresa precisa possuir uma estrutura organizacional adequada para a manutenção dessa iniciativa.

Como mensurar os resultados da comunicação interna

É muito comum o setor de comunicação interna ser visto mais como um centro de custo do que como um investimento que traz retorno para a companhia. Para provar o valor das ações de CI e aprovar investimentos para a área, é fundamental provar numericamente os resultados dessas ações.

3 sinais que a sua empresa precisa de uma intranet

O sonho de todo pequeno empresário é ver sua empresa crescer. À medida que o negócio prospera, novos desafios vão surgindo e o melhor remédio para as “dores do crescimento” é a tecnologia.

Seus colaboradores também precisam de mobilidade

Você talvez tenha um no bolso nesse momento. Talvez esteja lendo esse artigo nele. Talvez ele esteja tocando sua música favorita enquanto você lê esse artigo no PC. Sim, estou falando dos smartphones. Eles entraram de vez no nosso dia a dia e hoje é quase impossível imaginar nossa vida sem eles. A popularização dos smartphones mudou radicalmente nossos hábitos e é claro que essa mudança se refletiu no ambiente corporativo.

O que as redes sociais nos ensinam sobre motivação

As redes sociais já fazem parte do dia a dia da grande maioria das pessoas. Conhecemos pessoas novas, reencontramos amigos,debatemos, brigamos, fazemos as pazes, compartilhamos momentos, consumimos informação, entre tantas outras atividades. Nós sempre gostamos de nos relacionar e as redes sociais online potencializaram essas relações.

O que é e qual a importância da comunicação interna nas empresas

Quando falamos em comunicação corporativa, é normal que a primeira coisa a vir à cabeça seja a comunicação com os consumidores e clientes. Porém, a comunicação corporativa é composta de duas vertentes de igual importância para o sucesso das companhias: a externa e a interna.

Entenda a diferença entre intranet e rede social corporativa

Colaboração, integração, compartilhamento de conteúdos. Termos como esses são cada vez mais frequentes no mundo corporativo. Ao longo dos anos, as empresas vêm buscando novas formas de aproximar os colaboradores dos diferentes setores da companhia, visando tornar a comunicação e o compartilhamento de informações mais eficientes.

A transformação digital começa dentro de casa

O fenômeno da transformação digital é uma realidade que está tirando o sono dos empresários. Segundo pesquisa recente, realizada pela Capgemini, metade das empresas brasileiras estão investindo na transformação digital dos seus negócios. Sabendo que a transformação digital é urgente, como começar?

Dicas para motivar seus colaboradores a utilizar a intranet

A intranet quando bem utilizada, é uma excelente ferramenta de comunicação e interação entre os colaboradores. Para ajudá-lo a conquistar o engajamento dos colaboradores na intranet, preparamos algumas dicas para motivá-los a usar a intranet e participar ativamente.

Como fazer um diagnóstico de comunicação interna

Sabemos o quanto é importante ter colaboradores bem informados e alinhados com os valores e objetivos da empresa. Porém, como saber se as ações de comunicação interna estão, de fato, cumprindo seus objetivo?

O que o colaborador espera da comunicação interna

Muito se fala sobre a importância da comunicação interna nas empresas e sobre como é benéfico manter os colaboradores alinhados e bem informados. É natural que, em um primeiro momento, as empresas apostem em canais mais noticiosos. Porém, o que de fato os profissionais esperam de um canal de comunicação interna?

Por que devo utilizar uma intranet na minha empresa?

O conceito de intranet não é novo, pelo contrário, existe há bastante tempo e muitas empresas usufruem dos benefícios que uma boa solução de intranet traz. Porém, ainda existe certa resistência e falta de entendimento sobre os motivos e vantagens de utilizar uma intranet.

Quem deve ser responsável pela comunicação interna?

Já falamos aqui no blog sobre a importância da comunicação interna nas empresas. Ter colaboradores bem informados é fundamental para garantir que todos estejam alinhados quanto aos processos, diretrizes e objetivos estratégicos da companhia.

Por que investir em uma rede social corporativa?

Os brasileiros passam boa parte dos seus dias conectados às redes sociais. Interagir com as pessoas através da internet faz parte da rotina de quase todo mundo. Ao longo do período de popularização das redes sociais, muitas empresas ficaram preocupadas com a produtividade dos seus colaboradores e proibiam o acesso às redes sociais durante o expediente.

5 dicas para gerenciar melhor seu tempo

O dia a dia de trabalho está cada vez mais acelerado em praticamente todas as áreas. Projetos, reuniões, tarefas de rotina, imprevistos… Administrar todas as demandas dentro dos prazos estabelecidos e de forma satisfatória não é tarefa fácil e exige muita atenção na forma como o tempo é gerenciado. Separamos 5 dicas que vão lhe ajudar a gerenciar melhor seu tempo. Confira!

Por que a comunicação interna é subvalorizada?

Se você for agora no Google e fizer uma busca pelo termo “A importância da comunicação interna nas empresas”, vai encontrar uma lista enorme de artigos, estudos, tendências, casos de sucesso e por aí vai. O assunto não é novo e, em tese, todas as empresas sabem (ou deveriam saber) dos benefícios que uma comunicação interna eficiente trazem.

A importância do design responsivo na experiência dos usuários

Mobilidade é uma das mais fortes ondas que invadiu o mundo da tecnologia. O “boom” nas vendas de tablets e smartphones, além do alto volume de acesso à internet por meio desses dispositivos, fez com que as empresas abrissem os olhos para o novo comportamento dos internautas e corressem para adaptar seus sites aos novos formatos de tela.

Adotar ou não o home office?

Já falamos aqui como os novos profissionais estão cada vez mais focados na qualidade de vida e na flexibilidade do trabalho. Passar mais tempo com a família, fugir da confusão das grandes cidades nos momentos de pico, horários flexíveis de trabalho. As demandas são muitas e um dos caminhos que os profissionais estão maispropensos a adotar é o home office.

Você sabe o que é Shadow IT?

A evolução da computação em nuvem e a popularização dos dispositivos móveis trouxeram para o mercado um cenário nunca antes visto: o consumo de aplicações e recursos de tecnologia, sem o conhecimento do departamento de TI. Esse fenômeno é conhecido como Shadow IT e traz consigo a necessidade de reflexão sobre o consumo de tecnologia nas empresas.

5 dicas para uma intranet eficiente

A maioria das pessoas sabe das vantagens que uma intranet pode trazer para a organização. Possuir um ambiente único, onde todos os colaboradores encontram as informações que precisam para executar suas tarefas e ainda se relacionam entre si, é ótimo para tornar os processos internos mais eficientes e o relacionamento entre os diferentes departamentos da empresa mais fácil.

Home office: gerenciar equipes remotas é o grande desafio

Os centros comerciais das grandes cidades estão lotados. O trânsito está cada vez mais caótico. O ir e vir do trabalho tem se tornado cada vez mais desgastante para as pessoas. Diante desse cenário, diversas empresas estão abrindo espaço para que seus funcionários desempenhem suas atividades em casa.

A intranet deve atender às necessidades da empresa, não o contrário

Desde o início das intranets, de tempos em tempos surge uma variação sobre o formato anterior, com novas formas de se resolver problemas e, em alguns casos, elementos completamente novos e reais mudanças de paradigma.

5 erros comuns na comunicação interna das empresas

Muito se fala sobre a comunicação com o público-alvo das empresas. Encontrar formas eficientes de transmitir as informações da companhia para os consumidores é algo que está sempre em discussão. Porém, existe um outro público, que também necessita de informações precisas e completas: os colaboradores.

Geração Y muda a forma de se trabalhar

Nascidas entre 1980 e 1990, os jovens que fazem parte da Geração Y são, normalmente, criativos, inquietos e sonhadores. Mais do que isso, a geração Y caracteriza-se pela paixão às novas tecnologias e pelo apego à qualidade de vida e ao sucesso. Todas essas características fizeram uma verdadeira revolução no mercado de trabalho e as empresas estão, aos poucos, se adaptando a esses novos profissionais.